Mais sobre Mac Os nas páginas

domingo, 5 de junho de 2011

VERSÕES DO SISTEMA OPERACIONAL (MAC OS X)

Igual todas as coisas tecnológicas, o MAC OS X também se atualizou no decorrer do tempo, possuindo várias versões.

Mac OS X v10.0
O MAC OS X v10.0 foi a primeira versão do sistema operacional, para desktop e servidor da Apple*, e possuía o nome Cheetah. Foi lançado em 24 de março de 2001 e custavam 129,95 dólares.
Mudou radicalmente o sistema operacional “clássico” anterior, apresentou um novo conceito para código** e provou ser um começo duradouro para o MAC OS X, pois introduziu um novo núcleo Darwin Unix-like e uma gestão nova da memória.


MAC OS X v10.1
Foi a segunda versão do sistema operacional, para desktop e servidor da Apple, e era chamada de Puma.A partir dessa versão a Apple fez do MAC OS X um sistema operacional padrão para os seus computadores, por ser melhor recebido do que os outros, apesar das reclamações de alguns críticos.
Essa versão foi lançada em 25 de setembro de 2001; mas foi distribuída a partir de 25 de outubro do mesmo ano. Steve Jobs se pronunciou em uma conferência, dizendo que essa versão seria distribuída gratuitamente como uma atualização gratuita da versão anterior, para as pessoas que já haviam adquirido a mesma.
 


MAC OS X v10.2
Foi a terceira versão do sistema operacional, para desktop e servidores da série MAC OS X, com o nome de Jaguar. Foi lançado no dia 23 de agosto de 2002 pelo preço de 129 dólares, ou 199 dólares pelo pacote family Pack, que permitia cinco instalações em computadores separados. A versão Jaguar foi bem aceita porque possuía um grande avanço na estabilidade e velocidade.


MAC OS X v10.3
Foi a quarta versão do sistema operacional MAC OS, chamada de Panther. Foi lançada em 24 de outubro de 2003, com um preço de 129 dólares para uma licença e 199 dólares para um pacote de cinco licenças, como o sistema Jaguar.


MAC OX X v10.4
Foia quinta versão do MAC OS X, mas a primeira versão do sistema operacional MAC OS X liberada para trabalhar com máquinas da Apple com arquitetura Intel (usando processadores x86). Essa versão tinha o codinome Tiger.
O Tiger foi liberado ao público em 29 de abril de 2005 e, seis semanas após essa data, a Apple já havia entregado2 milhões de cópias, o que representa 16% de todos os usuários do MAC OS X.
O Tiger foi a versão mais bem sucedida, pois dos 22 milhões de usuários do MAC OS X, mais de 68% estavam usando o Tiger.




MAC OS X v10.5
Foi lançado em 26 de outubro de 2007 e esteve disponível em duas semanas variantes: uma versão desktop, adequada para computadores pessoais; e uma versão para servidor (MAC OS X Server). Seu codinome era Leopard.
Leopard tem mais de 300 alterações e melhorias, desde seu núcleo até componentes incluídos em aplicações e ferramentas para desenvolvedores. Ele introduz um redesenhado Dock*, o Menu Bar** com efeito de transparência e uma atualização do Finder***; além de outras notáveis características, que são o suporte para escrita de 64-bit, backup automático com um utilitário chamado Time Machine, entre outros.


MAC OS X v10.6
Em 2009, a Apple e a Microsoft mudaram de estratégias e lançaram novas versões de seus sistemas operacionais. A versão 10.6, chamada de SnowLeopard foi lançada na última semana de agosto de 2009; não possuía problemas de vírus, proteção com cópias, nem complicações, era mais rápido ao iniciar o computador e abrir programas.
Como desvantagem, era necessário o processador Intel, ou seja, não rodava nos antigos MACs; mas como vantagem, custava apenas 30 dólares para quem já possuíaversão anterior.
SnowLeopard tinha o ajuste automático do relógio em viagens, a data na barra de menu, a sinalização da intensidade da rede wireless, possibilidade de ícones maiores, visualização de itens de uma pasta, plugins de páginas da web- como flash, não congelam mais o navegador, os vídeos são exibidos em tela inteira e podem ser enviados direto para o youtube.
 

MAC OS v10.7
Chamado de Lion é o oitavo lançamento, que foi anunciado em 20 de outubro de 2010, na conferencia “Back tothe MAC”, mas provavelmente estará disponível em meados deste ano. Apple anunciou:

"Pegamos nossas melhores ideias do Mac OS X e aplicamos no iPhone. Pegamos nossas melhores ideias do iPhone e aplicamos no iPad. Agora chegou a hora de aplicar tudo isso no Mac. A oitava grande versão do sistema operacional mais avançado da Apple chega em meados de 2011."

·       O Lion terá aplicativos especiais;
·       Terá o “Launchpad”, onde você pode acessar seus apps rapidamente, precisando somente clicar no Launchpad do Dock;
·       O Lion mostrará todos os apps em tela cheia, oferecendo uma forma rápida de voltar à tela dos apps na área de trabalho.
·       Possuirá o MissingControl, um recurso que proporciona uma visualização abrangente de todas as coisas que estão em execução, organizando tudo em um lugar só.
 

MAC OS X v10.8
Talvez seja chamado de Oncilla, mas não e nada certo, pois o sistema ainda está em planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário